Como usar cartões no Trello | O B A BA do Trello – Parte 5

  • Home
  • Trello
  • Como usar cartões no Trello | O B A BA do Trello – Parte 5

Os cartões são os principais elementos do Trello, e por que não dizer o mais importante, pois é nele que os detalhes das informações daquilo que estamos organizando em nossos quadros se encontram.

Além disso, são os cartões que serão deslocados entre as listas do quadro.

Dentro de um cartão do Trello temos disponíveis diversos recursos que nos permitem organizar e enriquecer o conteúdo daquele cartão.

Como adicionar membros em um cartão

O membro de um cartão nada mais é do que o usuário responsável por ele. Podemos ter nenhum ou muitos membros vinculados a um cartão.

Membros de um cartão também são assinantes do cartão, ou seja, eles passam a ser notificados cada vez que alguma atividade é realizada em um cartão.

Vale ressaltar que apenas membros do quadro podem ser atribuídos a um cartão.

Como adicionar checklists em um cartão

Os checklists no Trello nos permite criar listas com itens que podem ser marcados ou desmarcados, nos permitindo assim criar várias listas dentro de um cartão. Ao adicionar uma checklist em um cartão do Trello podemos criar uma nova, do zero, ou utilizar outras checklists existem em nossos quadros.

Nos planos Gold ou Business Class é possível atribuir um membro e uma data para cada item de nosso checklist. Caso esteja no plano gratuito, uma forma de associar um membro a um item da lista é mencionando o nome do usuário utilizando o @.

Colocando datas em um cartão

No botão Data de Entrega é possível informar, não somente um prazo para entrega como também uma data de início para que o cartão seja trabalhado.

Podemos também configurar um lembrete para alguns dias antes para todos os membros e seguidores daquele cartão saibam que o prazo está chegando.

Caso faltem 24 horas para o prazo do seu cartão expirar, o Trello irá destacar a data de entrega na frente do cartão com uma cor amarela. Caso o prazo já esteja vencido, o destaque será na cor vermelha.

Anexando arquivos e links no seu cartão

O botão Anexo, nos permite anexar arquivos do nossos computador ou de serviços de armazenamento na nuvem, como Google Drive, One Drive, DropBox e Box. No plano gratuito o limite de tamanho de anexo por arquivo é de apenas 10MB, já nos planos pagos esse limite chega a 250MB. Porém, você pode utilizar serviços de armazenamento na nuvem para anexar arquivos maiores e colocar como anexo dentro de um cartão o link para aquele arquivo.

Além de anexar qualquer link no seu cartão, também é possível anexar cartões e quadros do próprio Trello dentro do seus cartões, o que na verdade é um link, mas por se tratar de um link Trello ele será mostrado de maneira destacada em seu cartão.

Ações de um cartão

Por fim temos algumas ações que podem ser realizadas com um cartão no Trello, são elas:

  • Mover ? Você pode mover o cartão, mas não somente de uma lista para outra dentro do quadro, até por que isso você já faz arrastando. Você pode aqui mover o seu cartão para outro quadro, dentro da lista que você quiser.
  • Copiar ? Do mesmo jeito que você pode mover seu cartão, você também pode criar uma cópia dele e colocar no quadro e lista que quiser. Clicou em copiar, coloque o título que quiser, diga o que deseja manter e por fim, pra onde vai a cópia deste cartão.
  • Criar Modelo ? Clique no botão CRIAR MODELO e pronto, o seu cartão agora é um modelo. Você pode escolher se deseja que ele apareça na lista ou não. Agora que criou o seu cartão modelo, clique no botão que se encontra no final da lista, escolha o modelo, clique em Criar cartão e pronto. Você criou um cartão baseado no modelo e poupou alguns minutos na criação.
  • Seguir cartão ? O que acontece quando você segue alguém no Facebook, Instagram ou Twitter? Você passa a acompanhar e a receber as postagens daquela pessoa, certo? Aqui é praticamente a mesma coisa, quando você segue um cartão você passa a ser notificado de tudo que acontece com ele.
  • Arquivar ? Ao arquivar um cartão o mesmo deixará de ser exibido no seu quadro e passará a ficar em uma área separada do seu quadro Trello para cartões arquivados do seu quadro. Já vimos neste vídeo ? ?????://?????.??/???3????-8?  com detalhes o que o cartão de arquivar faz.
  • Compartilhar ? Em compartilhar, nós podemos imprimir o cartão, ter acesso ao link do cartão, temos acesso a um código HTML para incorporar o cartão em alguma página da web ou no seu site, e ainda….olha que fantástico, o e-mail do cartão. Mas cartão tem e-mail?? Os cartões do Trello sim. Basta mandar um e-mail para o e-mail do cartão e todo o conteúdo do seu e-mail vira um comentário no cartão.

Se inscreva em nosso canal do Youtube e compartilhe este vídeo com o pessoal da sua equipe.

Trate de deixar aqui nos comentário sua dúvidas e sugestões de conteúdo.

Te espero no próximo vídeo! Até lá!

Tags:

Alexander Lima

Formado em Sistemas de informação, ministrou aulas em cursos de informática por todo o Rio por mais de 9 anos. Trabalha com automação comercial, desenvolvendo aplicativos e organizando projetos.

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.