A.L Desenvolvimento

FUNÇÃO LAMBDA: Como usar esta incrível nova função do EXCEL

  • Home
  • Excel
  • FUNÇÃO LAMBDA: Como usar esta incrível nova função do EXCEL

Sabe quando você precisa fazer determinado cálculo no Excel e acaba usando 3 ou 4 funções para isso? Então você pensa: Podia ter um função que resolvesse isso de uma vez só.

Pois bem, se essa função ainda não existe no Excel, agora ela vai existir pois você, isso mesmo, VOCÊ, vai poder criá-la do jeito que você quiser. E não, não vai precisar nem um pouco de VBA para isso.

Função LAMBDA

LAMBDA, este é o nome desta incrível nova função do Excel.

Agora a turma do tio Bill Gates se superou. Eles criaram uma função no Excel que faz funções.

Imagine poder pegar aquelas fórmulas e funções monstruosas que você usa sempre em suas planilhas e transformar todas elas em uma simples função sua, como nome que você desejar. É exatamente isto que a nova função #LAMBDA.

Confira comigo como habilitar esta função no Excel (isso mesmo, não está disponível para todo mundo por padrão) e como você pode utilizar esta função fantástica em suas planilhas no Excel.

Habilitar a função LAMBDA no Excel

Para habilitar esta função, caso a mesma não apareça em seu Excel, primeiro, é necessário que o seu Excel seja o da versão 365. Estando tudo certo com a versão do seu Excel, basta ir até a guia Arquivo > Conta, localizar o botão Insider, clicar neste botão e procurar pela opção Ingressar no programa Office insider.

O programa Office Insider é um canal onde, um vez inscrito, você passará a receber as atualizações betas do Excel, ou seja, aqueles novos recursos que ainda estão sendo testados, e neste caso, vão poder ser testados por você.

Como usar a função LAMBDA

Com a nova função LAMBDA será possível pegar aquele monte de fórmulas e função e colocar em uma única função, sua, com o nome que você desejar e utilizar quando quiser.

A função LAMBDA possuí os seguintes argumentos:

=LAMBDA(parâmetro1;parâmetro2;…;Cálculo)

  • Parâmetros – São as variáveis da nossa função, ou seja, os dados que ela precisar receber para ser executada, ou seja, executar o cálculo. Podem ser informados até 253 parâmetros.
  • Cálculo – A fórmula que será executada utilizando os parâmetros informados anteriormente.

Por exemplo, vamos criar uma função que sempre adiciona +1 a qualquer número que seja informado. Ficaria algo assim:

=LAMBDA(x;x+1)

Onde “x” é o nosso parâmetro a ser informado, ou seja, o número que vamos passar para a função e “x+1” o cálculo que será realizado.

Algo de errado não está certo…

Ao tentar executar a função anterior, receberemos o erro #CALC.  Isto acontece pois a nossa função LAMBDA está esperando até agora para saber quem será o nossa “x” do fórmula. Afinal, não dá pra somar a letra X com 1.

Por isso devemos informar quem deve ser colocado no lugar do “x” quando o cálculo for realizado. Basta alterar um pouquinho a nossa função LAMBDA para:

=LAMBDA(x;x+1)(4)

Pronto, deste modo estamos informando a nossa função que o nosso “x” deve ser o número 4. Deste modo a função não retornará mais erro.

Calculando a área de um triângulo

Vamos entender melhor a função, criando uma função nossa para calcular a área de um triângulo. A área de um triângulo se dá pela metade do produto de sua base pela altura.

Suponha então que temos na célula B4 o valor da base que é 10, e em C4 o valor da altura que é 21. Assim sendo teremos a seguinte função:

=LAMBDA(b;a;(b*a)/2)(B4;C4)

  • b ? Nosso parâmetro (ou variável) para representar a base do triângulo
  • a ? Nosso parâmetro (ou variável) para representar a altura do triângulo
  • (b*a)/2 ? Fórmula para o cálculo da área do triângulo (Base multiplicado pela altura sobre 2)
  • (B4;C4) ? Os valores para os nossos parâmetros “b” (B4) e “a” (C4)

Nomeando a sua fução LAMBDA para criar a sua própria função

Usar a função LAMBDA deste modo não é o ideal, pois estamos digitando a mesmo fórmula várias vezes e ainda tendo que colocar a LAMBDA nisso tudo.

O ideal é pegar toda essa nossa fórmula, dar a ela um nome, e chamar ela pelo nome, e somente pelo nome dela, e nada mais de LAMBDA.

Para isso vamos utilizar o gerenciador de nomes do Excel.Para isso, siga os seguintes passos:

  • Vá na guia Fórmulas > Gerenciador de Nomes.
  • Na janela que se abrir clique no botão Novo para criar um nome nome.
  • Na caixa Nome informe o nome que você deseja dar para a sua função.
  • Na caixa Comentários descreve em poucas palavras o que a função faz e como utilizá-la.
  • E na caixa Refere-se a vamos preencher com a nossa funço LAMBDA, porém, neste caso não será necessário informar os valores para os parâmetros (seguindo o exemplo anterior teremos =LAMBDA(b;a;(b*a)/2) ).
  • Confirme o novo nome clicando em OK.

Basta agora ir em qualquer célula da sua planilha, inserir o sinal de igual e começar a digitar o nome da sua função que o Excel irá listá-la junto com as demais funções que possuam um nome parecido. Escolha a sua função e digite os parâmetros diretamente dentro dos parênteses como você faria com qualquer função.

=areaTriangulo(B4;C4)

Lembre-se de se inscrever em nosso canal do Youtube se ainda não é inscrito e compartilhar este vídeo para que assim possamos chegar em cada vez mais e mais pessoas.

Trate de deixar aqui nos comentário sua dúvidas e sugestões de conteúdo.

Te espero no próximo vídeo! Até lá!

Tags:

Alexander Lima

Formado em Sistemas de informação, ministrou aulas em cursos de informática por todo o Rio por mais de 9 anos. Trabalha com automação comercial, desenvolvendo aplicativos e organizando projetos.